quinta-feira, 8 de outubro de 2009

POR QUE SOFREMOS?

POR QUE SOFREMOS?


Com certeza já fizemos esta pergunta por mais de uma vez. Por que sofremos? Sabemos que é inerente ao homem o desejo de ser feliz, e na verdade ele não foi criado para viver sofrendo, pois o sofrimento é conseqüência da queda. E quando esse desejo parece estar longe de seu alcance pelas tribulações da vida ele não tem nenhuma alternativa a não ser reagir e muitas vezes a reação que ele tem não é a das melhores. Porém nós como Cristãos deveríamos ter uma reação favorável em meio às situações difíceis que vivenciamos, mas é comum tal reação não esboçar de imediato confiança no Deus que tem o controle de todas as coisas; por isso é importante procurar saber e entender o propósito de Deus no sofrimento.

A Bíblia nos diz em 1 Pedro 5-10 "E o Deus de toda graça, que em Cristo Jesus vos chamou a sua glória eterna, depois de ter padecido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar". O próprio Jesus para que nos ensinasse passou por momentos de grande sofrimento e, no entanto foi aperfeiçoado, firmado, fortificado e fundamentado pelo que sofreu. Temos um grande ensinamento neste capítulo de 1 Pedro 5-10. Vamos analisá-lo um pouco mais.

“Aperfeiçoar” – Nosso Deus é Eterno e seu desejo não é nos provar somente, mas desenvolver em nós o seu caráter, o motivo é nos aperfeiçoar para que sejamos parecido com Cristo. Deus não nos quer como Crentes mais ou menos, mas aperfeiçoados, hábeis para toda boa obra e ele merece de nós o melhor.

“Firmar” – Significa confiar em Deus com firmeza, continuar crendo independente das circunstâncias, não se atemorizar.

Fortificar” – Depois de sairmos de uma luta nos tornamos mais fortes e com certeza adquirimos experiências sendo transformados em pessoas melhores de caráter e todo fortalecimento que experimentamos vem de Deus. I Coríntios 4-16-18 “Por isso não desfaleçamos, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia...”.

“Fundamentar” – Fundamentado pelo que sofreu sem dúvida Jesus tem que ser nosso fundamento. Não temos que lançar outra base.

Deus quando nos permite passar por lutas é para nos mostrar que ele é quem nos fortalece nos supre e que nossa suficiência vem D'ele. Na nossa caminhada devemos permanecer firmes e assim conheceremos um pouco mais do caráter de Deus. Devemos depositar nossa confiança Nele dando-lhe lugar para agir em quaisquer situações que porventura precisarmos passar. Quando não confiamos no Senhor nós pecamos, quando não cremos desconfiamos Dele e todo o seu sacrifício torna-se em vão. O sofrimento nos aflige, mas o descansar em Deus nos traz paz e a vitória. Ninguém melhor do que Jesus poderá ser um exemplo para todos nós do verdadeiro sofrimento que gerou um sacrifício de sangue e que nos presenteou com tão grande salvação, salvação que nos proporciona consolo não só nesta vida mas na que está por vir, Apocalipse 21-4-5-7 "

"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá . , nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as cousas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras... O vencedor herdará estas cousas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho".

Amados, quero incentivá-los a passarem pelo sofrimento orando e glorificando ao Senhor, pois com certeza a vitória virá sobre suas vidas como um milagre. Quero deixar para meditação um dos muitos relatos bíblicos em que o sofrimento pode transformar-se em uma grande benção, dependendo da nossa reação, ou seja, adorarmos em meio ao sofrimento.

Atos 16-25 -26 “E perto da meia noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus..... e de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.” Não sei quais as cadeias que te prendem, pode ser uma enfermidade, tempo de escassez, uma alma ferida, enfim sofrimentos diversos que JESUS CRISTO pode transformar em benção de acordo com a sua reação, por isso reaja glorificando, em fé, para que você receba o seu milagre!

CRER, ENTREGAR, CONFIAR E DESCANSAR SÃO PALAVRAS CHAVES NO VIVER DIÁRIO DO CRISTÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário