sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO

As obras da Carne e o Fruto do Espírito








16
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23
Contra estas coisas não há lei.
24
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Gálatas 5-16-26














Fomos chamados para sermos Santos, Santos dirigidos pelo Espírito de Deus, para produzir fruto digno de arrependimento, Mateus 3-8 "produzi, pois, frutos dignos de arrependimento". A nossa natureza carnal, pelo poder e graça de Jesus Cristo foi regenerada no dia da nossa conversão, agora estamos no processo de Santificação até o dia final de nossa vida.
O homem natural é carnal, por isso ele não aceita as coisas do Espírito de Deus, que para ele são loucura, 1 Corintios 2-14 "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". Ele é comparado a uma criança em Cristo, pois o seu prazer está nas coisas carnais que testificam que o Espírito de Deus está ausente naquele que as pratica e o que se envereda por esse caminho está indo para a perdição, o que não semeia no Espírito, certamente irá para o caminho da carnalidade,1 corintios 3-1" E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo."
Quando procuramos progredir em busca da perfeição moral e espiritual de Jesus Cristo, partimos sem dúvida para a presença e poder do Espírito Santo e o fruto do Espírito ocorrerá na medida em que dedicarmo-nos ao serviço fiel de consagraçao a Deus, assim dominaremos a carnalidade e viveremos uma vida controlada pelo Espírito Santo. Nenhum trecho da Bíblia apresenta um mais nítido contraste entre o modo de vida do crente cheio do Espírito e aquele controlado pela natureza humana pecaminosa do que Gálatas 5-16-26. Paulo não somente examina a diferença geral do modo de vida destes dois tipos de crentes, ao enfatizar que o Espírito e a carne estão em conflito entre si.


Obras da Carne



Carne ( Grego SARX) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, que continua no Cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal. Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus, por isso essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua que o crente trava através do poder do Espírito Santo. Romanos 8-
6
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.




Alguns exemplos e seus significados




1-IDOLATRIA- Adoração de espíritos, pessoas ou ídolos e também a confiança em uma pessoa, intituição ou objeto como se tivesse igual ou maior que DEUS e sua PAlAVRA
2-PORFIAS- Brigas,oposição, luta por superioridade
3-IRA- Fúria explosiva que inrrompe através da palavra e ações violentas
4-INVEJA- Antipatia ressentida contra pessoa que possui algo que não temos e queremos
5-IMPUREZA- Maus pensamentos e desejos do coração, pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios



Fruto do Espírito



Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama de " O Fruto do Espírito". Esta maneira de viver se realiza no crente á medida que ele permite que o Espírito Santo dirija e infleuncie sua vida de tal maneira que ele subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus.






Alguns exemplos e seus significados





1-GOZO- Sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem áqueles que crêem em CRISTO
2-PAZ- Quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e o seu Pai Celestial
3-FÉ- Lealdade constante e inabalável
4-MANSIDÃO- Moderação associada a força e a coragem, descreve alguém que pode irar-se com iquidade quando for necessário e também humildemente submeter-se quando for preciso
5-TEMPERANÇA- O controle ou domínio sobre os nossos prórpios desejos e paixões.



Conclusão






Toda finalidade de Deus em nossa vida é para glorificar Jesus, ser cheio do Espírito Santo é a tarefa que cabe a todo homem que em seu coração deseja ter o caráter de Cristo em crescimento constante. Temos a vida Cristã que desejamos, ou seja, podemos ser crentes espirituais ou crentes carnais. Existe uma escolha a ser feita, pois o que Deus pede de nós é simplesmemnte disposição. Na verdade Deus não quer massacrar-nos, ele quer ver o que se passa dentro de nós, a vida abundante que Ele tem para nós não é de maneira alguma isenta de lutas. e a maior luta que todo homem que  converte-se enfrenta é a luta interior, pois ele vem com o Egito dentro dele. Sabemos que a verdadeira libertação é de dentro para fora, existe todo um processo para as mudanças acontecerem e é necessário uma disposição interior do homem para que a obra não seja interrompida. É preciso abrir o coração para que Deus através de seu Espírito Santo trabalhe em um processo que estará continuamente em andamento na vida do crente. Deus só valoriza o que vem de dentro para fora e não o que vem de fora para dentro, precisamos cooperar para que Ele trabalhe em nós, logo seremos livres da carnalidade, na verdade é um esforço que  precisa-se fazer, pois existe a vontade da carne que é natural do próprio homem e essa luta é constante contra o Espírito. Sabemos que o Espírito Santo que nos guia a toda verdade quando entra no homem, Ele tem a capacidade de desnudá-lo, assim o homem que deixa o Espírito Santo trabalhar em seu interior, será quebrantado e o fruto do Espírito vai surgir combatendo as obras da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário